MISSÃO
GRUPOS DE TRABALHO DA REDE

Os Grupos de Trabalho da RCS, Portugal reúnem docentes, alunos, técnicos, especialistas e entusiastas das instituições de ensino superior para abordar os desafios fundamentais da sustentabilidade nas IES. Explore as missões de cada grupo para descobrir como estamos a impulsionar a mudança.

Bem-Estar nas IES

MISSÃO

O propósito fundamental do GT de Bem Estar nas IES (GT_BIES) é contribuir como agente catalisador de transformação positiva no ambiente académico, contribuindo para a construção de instituições de ensino superior mais saudáveis, resilientes e sustentáveis, onde cada membro da comunidade possa desenvolver o seu pleno potencial.
Promover e desenvolver uma cultura integrada de bem-estar nas IES, através de uma abordagem integrativa e sustentável que considere as necessidades físicas, psicológicas, sociais e ambientais da comunidade académica, visando a excelência institucional e o desenvolvimento humano.
Pretende-se identificar as IES promotoras de bem-estar, conhecer e disseminar boas-práticas e estratégias.

Energia e Clima

MISSÃO

 O GT de Energia e Clima (GT_EC) dedica-se às questões energéticas e aos impactos nas emissões de gases de efeito de estufa associadas à utilização de energia, focando-se principalmente na sua eficiência. A sua missão é promover o debate e a divulgação de soluções eficientes para a produção, consumo, monitorização e gestão da energia nos campi das Instituições de Ensino Superior (IES). Este GT trabalha na performance e gestão energética, monitorização e controlo, propondo soluções eficazes, analisando novas tecnologias nos dispositivos de consumo e de produção local a partir de Energias Renováveis ou novas soluções para a transição energética, discutindo o seu potencial uso nos campi e as emissões de gases com efeito de estufa associadas.
Em particular, este GT tem também trabalhado na definição de indicadores de eficiência energética e a sua aplicação nas IES.

Cidades e Comunidades Sustentáveis

MISSÃO

O GT de Cidades e Comunidades Sustentáveis (GT_CCS) aborda o campus como uma comunidade que, por sua vez, pertence a uma comunidade mais ampla com a qual interage. A promoção de uma maior integração das IES nesta comunidade mais ampla é a principal missão deste GT. As parcerias e os projetos conjuntos são o principal alvo de debate, divulgação e ação.
O GT tem por objectivo promover um debate participativo entre os membros das comunidades académicas de várias IES, permitindo pensar no papel e na influência do Ensino Superior no desenvolvimento sustentável de cidades e comunidades. Exemplos desta comunidade são todos os intervenientes dentro da área de influência mais próxima do campus, incluindo autoridades locais (municípios), empresas, outros estabelecimentos de ensino, bibliotecas, associações, entre outros. Exemplos de boas práticas podem ser projetos, atividades e parcerias desenvolvidas pelas IES que promovam uma sociedade mais sustentável e que sejam direcionadas para a comunidade local. Um dos objetivos do GT é responder às questões: “O que é feito (e o que pode ser melhorado) para Cidades e Comunidades Sustentáveis nas IES portuguesas?” e “Como pode esta troca de experiências influenciar positivamente o meu campus e outros campi?”

Economia Circular e Gestão de Resíduos​

MISSÃO

O GT de Economia Circular & Gestão de Resíduos (GT_ECGR) foca-se no conceito de economia circular aplicado às IES e em temas relacionados com os resíduos, em particular, a gestão de resíduos no campus. A economia circular traduz-se em políticas de gestão que envolvem compras (públicas), mas também exploram e aplicam ideias de reutilização e reciclagem interna, que podem ser aplicadas pela comunidade académica e em parcerias com a comunidade local. Além disso, o GT promove o ensino dos conceitos e princípios da economia circular, estudando e investigando boas práticas, tanto ao nível da licenciatura como do mestrado, com webinars específicos sobre este tema e sobre como este tópico pode ser incluído em outros cursos. Os participantes discutem as políticas de gestão de resíduos das IES, circuitos de separação, responsabilidade pelos destinos dos resíduos e as parcerias necessárias. Abordam a questão da minimização, reutilização, reciclagem e encaminhamento dos resíduos produzidos no campus, em particular, para novas soluções sustentáveis. Os fluxos de resíduos orgânicos e as práticas de recolha e encaminhamento ou compostagem diretamente nos campi também têm sido trabalhados no GT. Em agenda para discussão estão ainda os procedimentos para armazenamento e fluxo de resíduos perigosos, nomeadamente de resíduos de laboratórios.

Ensino e Curricula para a Sustentabilidade

MISSÃO

A principal missão deste GT de Ensino e Curricula para a Sustentabilidade (GT_ECS) é incentivar a ampla integração da sustentabilidade no currículo dos cursos de ensino superior. Além disso, os conteúdos pedagógicos sobre sustentabilidade e as metodologias de ensino também são o foco deste GT, assim como as competências necessárias para a sustentabilidade, a formação contínua e a formação de professores.
As iniciativas do GT têm-se focado no debate e partilha de exemplos e boas práticas internacionais, diagnóstico da situação nacional e desenvolvimento de indicadores para monitorizar a integração da sustentabilidade no ensino e currículo das IES (Instituições de Ensino Superior).

Gestão Sustentável da Água

MISSÃO

O GT de Gestão Sustentável da Água (GT_GSA) dedica-se ao tema da Água, explorando as diferentes formas de gestão e interação com este recurso. A sua atividade abrange a utilização sustentável da água nas IES, promovendo uma gestão mais eficiente em toda a sociedade, nomeadamente através do ensino. O GT foca-se na divulgação de boas práticas de gestão sustentável ao longo de todo o ciclo de utilização da água: captação, recolha, consumo, controlo e tratamento. Além disso, aborda as perdas e o potencial uso de diferentes origens de água, incluindo a sua reutilização, contribuindo ainda para aumentar a resiliência às alterações climáticas, como secas e inundações.

Governança e Estratégia para a Sustentabilidade

MISSÃO

A missão do GT de Governança e Estratégia para a Sustentabilidade (GT_GES) é ajudar as IES a adotarem práticas de gestão sustentável, focando-se na organização da gestão da sustentabilidade. Os objetivos centram-se na promoção da discussão de políticas de sustentabilidade no Ensino Superior em Portugal e nas formas de as implementar na gestão das IES.
As atividades promovidas incluem debate e divulgação da colaboração entre IES para atingir objetivos comuns, melhor gestão de questões de sustentabilidade, planos estratégicos, planos de ação e orçamentos para a sustentabilidade nas IES. Atividades de relatório, como prestação de contas, avaliação, autoavaliação, comunicação e certificação das IES também são discutidas. O papel das organizações voluntárias e interinstitucionais, como a RCS, no sentido de influenciar a gestão da sustentabilidade no Ensino Superior também é debatido e refletido neste GT. Os membros do GT não são necessariamente membros da gestão das IES, mas estão de alguma forma interessados na orientação estratégica para a sustentabilidade.

Igualdade de Género

MISSÃO

O GT de Igualdade de Género (GT_IG) dedica-se às temáticas da igualdade e da diversidade de género na comunidade académica: docentes, investigadores, gestores, não docentes, estudantes, subcontratados e prestadores de serviços. Partindo da constatação das desigualdades existentes, interessam a este GT as políticas adotadas e métodos de gestão, mas sobretudo as práticas e as iniciativas promovidas pelas IES para melhorar o problema.
Este grupo de pessoas, não necessariamente especialistas nestas temáticas, une-se pela curiosidade de querer aprender e refletir em coletivo sobre esta relevante problemática. Sentem a necessidade de mais sensibilização e políticas face à desigualdade e procuram as melhores formas de atuação e interação sobre este tema.

Mobilidade Sustentável

MISSÃO

O GT de Mobilidade Sustentável (GT_MS) dedica-se à mobilidade diária dos utentes para e do campus. A sua principal missão é promover soluções para uma mobilidade mais sustentável, através do diagnóstico atual, identificação de necessidades e alternativas disponíveis, e do potencial para criar mais opções de mobilidade coletiva e suave. A sua atividade tem também focado o levantamento da mobilidade das várias comunidades académicas, debatendo soluções de mobilidade e partilhando exemplos e boas práticas nas IES, bem como as experiências de outras comunidades.

Produção e Consumo Alimentar Sustentável

MISSÃO

O GT de Produção e Consumo Alimentar Sustentável (GT_PCAS), composto por profissionais e académicos de diversas áreas, tem como principal missão trazer para as Instituições de Ensino Superior (IES) a consciência de que a produção e o consumo de alimentos são fatores cruciais para a sustentabilidade e para a saúde. Este grupo visa sensibilizar as IES para o seu papel determinante na promoção de práticas sustentáveis, atuando como agente de transformação na sociedade através da educação, investigação e estabelecimento de parcerias estratégicas. Este é, portanto, um grupo que agrega saberes de diversas áreas para motivar e promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis nas IES.

Gostaria de pertencer à rede RCS Portugal ?

Rede Campus Sustentável - Portugal (RCS-PT) é uma rede de cooperação entre pessoas de instituições de ensino superior (IES) nacionais para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica.