O ECS2019 realizou-se na FEUP, no final da 1ª Conferência Campus Sustentável, reunindo os membros da RCS – Portugal no segundo encontro após o encontro fundador da Rede, o ECS2018, organizado pela Iniciativa Energia para a Sustentabilidade na Universidade de Coimbra, em novembro de 2018.
O ECS2019 aprovou quatro propostas de orientação para a organização e a atividade a desenvolver pela RCS – Portugal no período entre o ECS2019 e o ECS2020.
As propostas aprovadas são as seguintes:
Proposta aprovada 1 – Organização da atividade da Rede Campus Sustentável
O ano que decorreu desde o 1º Encontro Campus Sustentável, em 2018, foi um período de criação das condições básicas para o lançamento de atividades regulares pela Rede Campus Sustentável, que se auto define como rede “de cooperação entre Colegas de IES nacionais para a sustentabilidade dos campi, que permita partilhar conhecimentos, iniciativas e casos de sucesso e ainda promover ações conjuntas dentro da temática Campus Sustentável” (do documento fundador da Rede).
Assim, além da realização anual de uma Conferência e do Encontro, a Rede deverá promover atividades que se dirijam à concretização dos objetivos do documento fundador que aqui se recordam:
“Identificar áreas de cooperação e promover ações conjuntas em favor do desenvolvimento sustentável das IES tanto a nível nacional como internacional;
Organizar eventos de disseminação e partilha de conhecimentos e experiências sobre a sustentabilidade nas IES;
Fomentar a criação de cursos de formação avançada relacionados com a sustentabilidade;
Fomentar a integração da temática da sustentabilidade nos cursos de cada IES;
Fomentar a cooperação em investigação sobre a sustentabilidade;
Fomentar a adoção de práticas de sustentabilidade na gestão das IES;
Cooperar com a sociedade em geral em iniciativas no âmbito do desenvolvimento sustentável.”
Tendo em vista promover a identificação criativa de atividades e uma ampla participação dos membros da Rede nessas atividades, propõe-se a organização de grupos de trabalho temáticos que podem ter objetivos de mais curto ou de mais longo prazo, enquadrando os membros da Rede que se sintam motivados para atividade colaborativa entre membros das comunidades académicas de várias IES.
Independentemente de outros temas que possam vir a ser definidos no futuro, são considerados, no imediato, os seguintes:
- mobilidade sustentável;
- ensino e curricula para a sustentabilidade;
- eficiência energética;
- igualdade de género;
- eficiência hídrica;
- gestão de resíduos;
- economia circular;
- cidades e comunidades sustentáveis;
- governança e estratégia para a sustentabilidade;
-
sustentabilidade da produçãoe
do consumo alimentar.
À Comissão Executiva caberá manter ligação com as atividades e iniciativas dos grupos de trabalho, no sentido de garantir o máximo impacto positivo da atividade da Rede, bem como facilitar a constituição e alargamento dos conjuntos de pessoas que cooperam nestes grupos.
Proposta aprovada 2 – Identificação de um tema que seja mote para cada ano de atividade da Rede
No primeiro ano de criação da Rede foram desenvolvidas diversas atividades de consolidação da Rede e identificação das suas atividades, nomeadamente a criação de um site na Internet. No âmbito do site foram definidas diversas áreas de atuação dentro do chapéu da implementação da sustentabilidade no Ensino Superior:
- Operações e iniciativas no Campus
- Ensino e Educação
- Investigação e Desenvolvimento
- Avaliação de desempenho da sustentabilidade e Comunicação
- Gestão institucional
- Comunidades externas
Assim, anualmente será definido um tema específico dentro destas áreas, suscitando que as IES possam sugerir que seja efetuado um desafio dentro desse tema, independentemente de formas de intervenção mais perenes. Como possíveis exemplos de iniciativas, podem apontar-se pequenos workshops de trabalho onde possam ser discutidas e partilhadas boas práticas e criadas futuras redes de colaboração, ou um jogo ou prémio que as IES lancem nesse ano. Esta é também uma forma de se colocar em prática a Carta de Intenções assinada no dia 31 de outubro.
No ano que começa (2019/2020) o tema é: “Ensino transversal da sustentabilidade”.
Proposta aprovada 3 – Local de realização do Encontro e da Conferência Campus Sustentável em 2020
O processo de seleção de propostas para a organização do evento “Encontro Campus Sustentável 2019 (ECS2019)” (que entretanto evoluiu para também enquadrar a Conferência Campus Sustentável 2019 – CCS2019) foi levado a cabo pela Comissão de Avaliação de Propostas (CAP), constituída por membros da Rede independentes da Comissão Executiva, com origem em instituições que não apresentaram proposta para a organização do Encontro.
A CAP, além de recomendar a atribuição da organização do ECS2019 à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, considerando os resultados do processo de avaliação, recomendou que a organização do ECS2020 seja atribuída ao Instituto Politécnico de Tomar sob o lema “SMART INITIATIVES FOR THE FUTURE OF A SUSTAINABLE CAMPUS”.
A Comissão Executiva da Rede, conforme parecer enviado a todos os membros em 8 de Abril de 2019, considerou muito ajustada a proposta da Comissão de Avaliação, subscrevendo-a.
Assim, o Instituto Politécnico de Tomar será o hospedeiro da realização do ECS2020 e da CCS2020.
Proposta aprovada 4 – Composição da Comissão Executiva
O modelo de gestão da Rede aprovado no Encontro Campus Sustentável realizado em Coimbra 27/11/2018 definiu uma Comissão Executiva (CE) constituída por membros de diferentes IES (3 pessoas) escolhidas em ECS, de forma rotativa, que terão como funções promover e organizar os ECS anuais, bem como desenvolver outras atividades conjuntas e, ainda, reunir e divulgar informações e resultados sobre as atividades a decorrer no âmbito do Campus Sustentável.
Contudo, desde o primeiro momento, os elementos da CE entenderam ser útil o reforço da comissão, quer em número quer em representatividade, tendo neste primeiro ano de atividade sido composta por 7 elementos, número que se revelou viável e útil e que se considera ser aconselhável manter de futuro.
Assim, a composição da CE passa a ser de 7 elementos, dos quais 3 a 4 deverão poder ser substituídos em cada ano, de modo a manter uma natureza rotativa e ainda assim assegurar alguma continuidade da ação.
Como forma de determinar a composição da nova CE dever-se-á igualmente procurar garantir uma representação distribuída geograficamente e em termos de representação dos subsistemas de ensino superior.
A atual CE fica mandatada para concretizar uma reunião com os membros da Rede que se venham a voluntariar no curto prazo para integrarem a Comissão, no sentido de lhe estabilizar a nova composição.