
O projeto Smart Region da NOVA IMS concebeu e testou um modelo que pode promover políticas públicas locais baseadas em dados nas suas diferentes fases, onde as intervenções são fundamentadas em factos utilizando dados e capacidades de processamento integradas numa plataforma analítica, com atualização automática.
Esta plataforma integra dados de múltiplas fontes, nomeadamente de municípios e entidades externas, que permite atualmente a adoção de uma abordagem analítica no planeamento regional, juntamente com a criação de novos produtos e serviços para os cidadãos dos 12 municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste (CIM Oeste).
Apoiados pela infraestrutura de dados integrada que foi construída, foi possível desenvolver vários relatórios dinâmicos e dashboards para produzir uma compreensão mais profunda do metabolismo da região e usar esse conhecimento para identificar as oportunidades e desafios enfrentados pelas autoridades locais, com a informação sobre o impacto económico, social e ambiental, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Todos estes relatórios foram então incorporados na plataforma Smart Region, onde o acesso pode ser concedido a presidentes de câmara, serviços técnicos municipais e cidadãos em geral.
Esta sessão online insere-se no ciclo de sessões “Ensino Superior e comunidade – cooperação para a sustentabilidade” e foca-se numa parceria em que o desenvolvimento sustentável e a digitalização se combinam de forma harmoniosa.
