A Associação para o Avanço da Sustentabilidade no Ensino Superior (AASHE) anunciou os investigadores da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da UC, Ana Rita Amaral (UC, ADAI), Eugénio Rodrigues (UC, ADAI), Adélio Gaspar (UC, ADAI) e Álvaro Gomes (UC, INESCC), como vencedores do Prémio AASHE de Sustentabilidade 2020, na categoria Campus Sustainability Research. A AASHE premia indivíduos ou instituições que se destacam no apoio a Instituições de Ensino Superior para um futuro mais sustentável, sendo o impacto geral um dos critérios valorizados. A revisão crítica da literatura sobre as ações internacionalmente mais implementadas nos campi universitários, bem como a sua inserção em contextos locais através da comparação com indicadores nacionais, rendeu à equipa de investigadores da UC reconhecimento internacional.
Este trabalho pretende ajudar instituições que estão a iniciar o percurso para um campus sustentável. A pesquisa cataloga e classifica as ações e iniciativas em instituições de ensino superior que estão a implementar ações sustentáveis (conforme relatado em publicações científicas e estudos de caso). Ele conclui que aumentar a geração de energia no campus e diminuir o consumo de energia em edifícios são, de longe, as estratégias mais comumente implementadas, embora as informações sobre o impacto dessas estratégias sejam limitadas. A equipa de investigadores da EfS – que desenvolve trabalhos relevantes em matéria de Educação para o Desenvolvimento Sustentável – tem vindo a estudar formas de acelerar o sucesso da implementação de acções nos campi universitários, mais especificamente nas áreas da energia e edifícios, e com particular enfoque nas vias para superar os desafios que a Universidade pode enfrentar.
“The 2020 award winners demonstrate an inspiring passion for solving some of the most complex challenges in the world. They are truly pioneers in the sustainability movement on campus, ” — disse o Diretor Executivo da AASHE, Meghan Fay Zahniser. Até ao momento, mais de 100 campi foram reconhecidos através deste programa desde o seu início em 2006. No entanto, é a primeira vez que uma equipa de investigadores portugueses é premiada. A AASHE realizou uma cerimónia ao vivo de vatribuição de prémios em 3 de dezembro para reconhecer e celebrar os vencedores de 2020. Mais informações sobre essts prémios estão disponíveis em https://www.aashe.org/get-involved/awards/winners/.