As práticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável nas IES devem estar em constante evolução para uma aplicação mais ampla e com maior eficiência/eficácia, sendo por isso, fundamental a realização de investigação e desenvolvimento científico nesta área. Entre as áreas de investigação no âmbito da temática do campus sustentável nas IES podem-se apontar as seguintes:
- Investigação em geral que contribua para o Desenvolvimento Sustentável
- Práticas de ciência para a sustentabilidade
- Laboratórios com práticas sustentáveis
- Novas formas de aprendizagem e métodos de ensino (transformadores, interdisciplinares, inovadores);
- Sistemas de pensamento holísticos e transdisciplinares;
- Formas de ultrapassar barreiras desde os líderes/gestores aos estudantes e todo o staff;
- Formas de avaliar a mudança de atitudes;
- Ferramentas de envolvimento e participação dos atores-chave;
- Estudos de caso (casos de sucesso de práticas e EDS);
- Investigação-ação (por exemplo em ambientes reais de aprendizagem);
- Novas teorias;
- Transferência de conhecimento e estratégias de colaboração entre a academia e a prática.
- Inovação nas operações no campus.
Em Portugal muitas IES têm desenvolvido atividades de investigação neste domínio.
Caso conheça um bom exemplo desta atividade comunique-nos !!